Como funciona o processo de projeto?

No primeiro post do blog, vou falar sobre o processo de projeto do nosso escritório. Muitos clientes procuram um escritório de arquitetura e não entedem quando leem na proposta de orçamento “estudo preliminar”, “anteprojeto”, “projeto executivo”… Mas, afinal, o que é tudo isso?

Para começar, quando o cliente entra em contato pela primeira vez, marcamos uma reunião de briefing. Esta reunião serve para definirmos os objetivos e alinharmos as expectativas, ou seja: o que o cliente quer e espera receber? Isto é essencial para conhecermos melhor o cliente, suas preferências e a sua rotina, e, assim, podemos desenvolver um projeto super personalizado. A partir do briefing, elaboramos a proposta de orçamento, que, além de especificar valores, define também os prazos.

Após a aprovação da proposta de orçamento pelo cliente e a assinatura do contrato, iniciamos a fase de estudo preliminar. Esta etapa envolve a elaboração de estudos de layout para analisarmos como as necessidades do cliente podem ser distribuídas no(s) ambiente(s) (projeto de interiores) ou no terreno (projeto arquitetônico). O resultado desta etapa é apresentado na forma de plantas de layout (Figura 1). Uma segunda reunião é realizada com o cliente para a apresentação das propostas e definição do layout mais adequado.

Figura 1. Exemplo de planta de layout (projeto Sala Comercial)

Com o layout aprovado, partimos para a etapa de anteprojeto. Nesta fase são elaborados estudos volumétricos, escolha de materiais e cores. A apresentação do anteprojeto ocorre em uma terceira reunião, com perspectivas detalhadas (Figura 2) e amostras dos materiais escolhidos. Então, o projeto é discutido e o cliente solicita as alterações que achar necessário, até chegarmos a um projeto que esteja de acordo com as expectativas iniciais (ou melhor!).

Figura 2. Exemplo de perspectiva detalhada (projeto Apartamento Ijuí)

Por último, com o projeto definido, desenvolvemos o projeto executivo (Figura 3). O projeto executivo é o detalhamento de tudo o que foi apresentado na etapa anterior (plantas, cortes, memorial descritivo etc), de forma que quem for executar consiga entender todo o projeto apenas olhando os desenhos e informações neles contidas. Esta é a entrega final do projeto. A próxima etapa é o início da obra, que fica para outro post!

Figura 3. Exemplo de um desenho do projeto executivo (projeto Escritório de Advocacia)

Abaixo, a Figura 4 resume tudo o que escrevi aqui. Se tiverem alguma dúvida sobre esse assunto, deixem nos comentários que vou adorar responder!

Figura 4. Processo de projeto